Leonel Radde trata de discursos de ódio na Espanha
- Leonel Radde
- 10 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
Com o objetivo de dialogar sobre estratégias internacionais para o enfrentamento do extremismo, discurso de ódio e desinformação, compartilhando experiências brasileiras e conhecendo modelos europeus de enfrentamento, o deputado Leonel Radde participou de evento sobre o enfrentamento à extrema direita e cumpriu agendas com entidades espanholas de 27 a 30 de outubro.
A missão se realizou a convite da presidenta da Associação Ação contra o Ódio, da Espanha, María Del Pilar Del Río Sánchez. A representação parlamentar brasileira contou, também com a presença de Gustavo Bernardes representando a deputada federal Maria do Rosário.
A missão à Espanha é uma agenda estratégica de articulação internacional voltada ao enfrentamento do discurso de ódio e da violência contra populações vulneráveis, como a população LGBTI, além de fortalecer redes de cooperação política, institucional e social entre Brasil e Espanha.
Além da participação como palestrante do evento “Extrema derecha. Como la vivimos y enfrentamos”, Radde realizou diversas reuniões com entidades espanholas de grande relevância como a Federación Estatal LGBTI, Podemos, Izquierda Unida, PSOE, organismos internacionais, associações civis e movimentos sociais.
Uma das ações propostas no evento é o mapeamento das

possibilidades de colaboração institucional entre Espanha, Brasil e organismos ibero-americanos, inclusive para futuras ações binacionais e participação do Brasil em redes internacionais de proteção de direitos.
Para o deputado Leonel Radde, a missão cumpriu uma agenda bem relevante comprovando que a luta antifascista é mundial. “Representei a Assembleia Legislativa através da Comissão de Segurança e debatemos principalmente políticas de desradicalização, pudemos conhecer experiências implementadas da Espanha, como aproximação com a sociedade para que ela compreenda os riscos do fascismo. O que nós vemos hoje no Brasil acontece nos EUA de uma forma mais acentuada, na Europa também, por isto a troca de experiências é tão relevante”, destacou.
Entre as reuniões que ocorreram paralelamente ao evento, umas das mais relevantes foi o encontro com o diretor de relações exteriores da FELGTBI+, Óscar Rodrigues Fernandes. Óscar fez uma apresentação na qual falou da origem da ONG, que representa mais de 50 associações e das principais ações da FELGTBI entre as quais uma subcomissão de enfrentamento ao discurso de ódio contra lgbtqia+
O evento Extrema Derecha, Como la vivimos y enfrentamos? pode ser assistido aqui
Texto: Luciana Fagundes – MTB 21087









Comentários