Leonel antifa 1.jpg

Quem é Leonel Radde?

  Leonel Radde é vereador de Porto Alegre e líder da bancada do Partido dos Trabalhadores.
Desde janeiro de 2021, quando Leonel Radde tomou posse como vereador, o mandato Antifascista tem forte atuação em pautas como: defesa de políticas para mulheres, população LGBTQI+, população negra, meio ambiente, antifascismo e direitos humanos, combate às redes de ódio, cultura, saúde, direitos dos animais, entre outros.

 

Não poderia ser de outra forma. Leonel Radde, filho da professora Suzana Guterres e do dramaturgo Ronald Radde teve uma formação humanista e forjada no engajamento com o que é justo. Desde a infância, Leonel convive e participa de movimentos sociais e culturais, disposto a brigar por uma vida digna para todas e todos.


  Talvez por esses ímpetos, essa vontade e essa coragem, Leonel tenha se formado em Direito, História, e esteja agora graduando em Ciências Econômicas.  Além disso, tornou-se Policial Civil, Mestre em Direitos Humanos e pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal, Direito Público e História Contemporânea.

 
  Como Policial Civil, Leonel atua na Divisão de Homicídios de Porto Alegre. Assumiu, junto com seus colegas, a linha de frente nas mobilizações contra o desmonte da segurança patrocinado pela negligência do omisso governo do Estado. Sofreu perseguições por denunciar, nas redes sociais, a situação de caos e a crescente violência no Rio Grande do Sul. Além de policial, é faixa preta de Aikido e já ministrou cursos de Defesa Pessoal para agentes da Guarda Municipal de Porto Alegre, Brigada Militar, Polícia Civil e SUSEPE, com foco no uso progressivo da força. Apesar do ambiente sisudo em que trabalha, Leonel tem uma história de vida ligada a arte dos palcos como ator, iluminador e músico. É vocalista e compositor da banda “Calibre”, amigos com os quais se reúne para tocar um “roquenrol”. No sítio onde reside com sua família, além de ensaiar com a Calibre e dar aulas de Aikido, Leonel mantém um abrigo para cães e gatos recolhidos do abandono.


  Mais recentemente tem se destacado por sua atuação em defesa da Democracia e pelo posicionamento antifascista nas redes sociais. É impensável que, em pleno século 21, ainda se conviva com o pensamento de ódio e a ideia de extermínio de quem pensa ou é diferente. Além disso, ganhou destaque por sua posição em defesa de Porto Alegre e sua gente.

Em defesa do serviço público
Em defesa do serviço público

press to zoom
Defendendo a democracia contra neonazistas que invadiram a Câmara
Defendendo a democracia contra neonazistas que invadiram a Câmara

press to zoom
Na defesa do serviço público
Na defesa do serviço público

press to zoom
Em defesa do serviço público
Em defesa do serviço público

press to zoom
1/12